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Podemos dividir o processo de Inbound Marketing em 5 etapas principais:
- Atrair tráfego;
- Converter visitantes em leads;
- Converter leads em vendas;
- Fidelizar os clientes e aumentar as margens;
- Encantar seus clientes e transformá-los em promotores;
Tudo isso deve se encaixar em Lugar, Tempo e Conteúdo.
Quer dizer que quando produzimos e entregamos o conteúdo certo, no momento e no local correto, as pessoas absorvem melhor as informações e ficam mais propensas a interagir.
Através do Inbound marketing, as marcas são encontradas mais facilmente na rede e os consumidores direcionados aos sites, através da geração de conteúdos que agreguem valor.
Para isso deve-se entender e trabalhar em cima dos seguintes princípios:
- Marketing de Conteúdo – É necessário produzir conteúdo de qualidade para pessoas certas. Fazer uma pesquisa para definir as personas, o público que comprará de você é muito importante, bem como também saber qual o tipo de conteúdo ela absorverá melhor.
- Ciclo de Compra – Para fazer que visitantes se tornem clientes ativos, entender cada fase do processo é essencial. Nessa etapa entra o conhecido funil de conversão, uma espécie de passo a passo até a venda.
- Personalização – Quanto mais se conhece os leads, mais dinâmico se torna o processo. Estar atento as deixas de lançar conteúdo é um grande diferencial para quem deseja trabalhar com Inbound Marketing. Busque sempre personalizar suas publicações e lançamentos.
- Estratégia em Multicanais – A comunicação com os leads pode fluir de diversos canais, por isso estude onde eles estão. Obtenha informações, tipo: se ficam muito tempo no Facebook, ou fazem mais pesquisas no Google, se leem posts a seu respeito, etc.
- Interação – Para fechar o clico, a interação deve ser precisa. Todo conteúdo lançado deve ser medido e mensurado com cuidado, para que a estratégia seja, de fato, eficiente.
Benefícios do Inbound Marketing para sua marca
Independentemente se sua empresa é B2B ou B2C, o Inbound Marketing contribui muito para a construção e consolidação da marca.
A captura de mais leads qualificados para vendas se torna um objetivo tangível, e a incerteza de retorno, característica do Outbound Marketing, deixa de existir.
Como a própria Hubspot define, com o Inbound Marketing as pessoas são levadas a amar sua empresa.
Foco, impacto e criatividade
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